Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Leptospirose canina merece atenção redobrada

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/07/2006

A leptospirose canina é uma zoonose grave e que se prolifera facilmente por meio dos seus transmissores, como ratos, animais domésticos e silvestres. Numa grande cidade como São Paulo, por exemplo, o Centro de Controle de Zoonoses estima que existem cerca de 160 milhões de ratos, uma média de 15 por habitante. Em 2005 foram registrados 71 casos de leptospirose humana. No ano passado, os casos somaram 262, com 28 mortes.

Frente à gravidade do problema, a Fort Dodge Saúde Animal desenvolveu a vacina Duramune LCI/GP, para cães, a primeira a reunir quatro sorotipos (espécies de bactérias) diferentes de Leptospira, diferentemente da grande maioria das vacinas convencionais disponíveis no mercado que trazem apenas dois sorotipos. É, portanto, a mais completa disponível no mercado.

Além disso, em seu processo de produção, a Duramune LCI/GP utiliza uma série de microfiltrações que reduzem a presença de proteínas estranhas e que, associada à exclusiva tecnologia OMC (Outer Membrane Complex, que consiste em utilizar apenas a membrana externa da Leptospira), garante uma vacina ainda mais purificada, proporcionando uma melhor resposta imune com menores taxas de reações adversas pós-vacinais. Estas reações, segundo especialistas, são associadas às vacinas que utilizam a bactéria inteira, portanto a Duramune LCI/GP é mais segura por utilizar apenas frações da bactéria.

A Duramune LCI/GP é indicada para aqueles clientes que desejam migrar do esquema vacinal baseado em vacinas V8 para esquemas mais completos, que utilizam vacinas V10. O ideal, neste caso, é aplicar uma dose de vacina V10 (como terceira dose do protocolo atual, ou como dose de revacinação anual) e, após 21 dias, aplicar a Duramune LCI/GP, garantindo a proteção do animal contra os quatro tipos de sorotipos de Leptospira. Para os clínicos que recomendam revacinações semestrais contra a Leptospirose, a Duramune LCI/GP é hoje a opção mais completa.

"Acreditamos que, com a chegada da Duramune LCI/GP, mais uma vez a Fort Dodge sai na frente, fornecendo uma opção a mais para os protocolos preconizados pelos clínicos veterinários brasileiros, além de oferecer um produto mais completo e atualizado", diz Tiago Papa, Gerente de Negócios de Pequenos Animais da empresa.

Fonte: ADS / Fort Dodge