Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Baleias Jubarte visitam o litoral da Bahia

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/08/2007

Entre os meses de julho e novembro, a Costa do Sauípe, destino turístico localizado no litoral da Bahia, recebe hóspedes, no mínimo, inusitados. É que, durante o período, é possível observar a movimentação de baleias Jubarte na costa baiana onde elas aproveitam as águas mais quentes para acasalar e amamentar os filhotes.Os hóspedes da Costa do Sauípe podem acompanhar de perto a rotina das baleias através de visitas monitoradas pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ), responsável pela conservação e pesquisa da espécie no Brasil há 18 anos.

O turismo de observação, como é chamado, é uma prática muito procurada por turistas e pessoas interessadas em aprender sobre os animais em seu habitat natural, além de contribuir diretamente na preservação dessa espécie. O IBJ incentiva a visitação desde 2001 na Praia do Forte e, só no ano passado, realizou 126 cruzeiros para observação com 3207 participantes em visitas monitoradas.

De acordo com os técnicos do Instituto, em 2006 foram avistados 1.351 animais, sendo 188 filhotes. Além disso, foram realizadas 630 fotoidentificações na costa baiana. Na Costa do Sauípe, a aventura começa por volta das 9hs e os grupos, com cerca de 40 pessoas, se encontram no Centro de Pesquisa e Educação Ambiental (CENTROPEA) do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) para uma palestra informativa.

Antes do passeio, os participantes recebem orientações sobre o turismo de observação e informações sobre as baleias Jubarte, suas principais características e de que forma a espécie vem sendo ameaçada. Em seguida, os turistas seguem para a avistagem de baleias Jubarte que fica a aproximadamente 13 quilômetros da costa. Um guia do IBJ acompanha os participantes orientando-os durante todo o percurso.

Sobre a baleia Jubarte:

A baleia Jubarte é um dos maiores mamíferos que habitam a Terra, podendo atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. Elas vivem em média 60 anos, atingem a maturidade sexual aos cinco ou seis anos e dão à luz a um único filhote, que já nasce com cerca de três metros de comprimento, podendo pesar até três toneladas e mamar cerca de 100 litros de leite por dia.

Para evitar que as baleias sejam molestadas durante seu período reprodutivo, o Ibama regulamentou a portaria nº 117/96, alterada pela portaria nº 117/2002, que estabelece normas para a observação dos mamíferos marinhos em águas brasileiras. Entre as principais recomendações estão: não aproximar as embarcações de qualquer espécie de cetáceo (baleias e golfinhos), com o motor engrenado a menos de 100 metros de distância do animal.

Fonte: CDI Comunicação