Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Exposição Amazônia Brasil lançou em Nova York projeto pedagógico com a rede pública de ensino da cidade

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/03/2008

A Exposição Amazônia Brasil, uma das mais importantes mostras da região já realizadas no mundo, lançou no dia 26 de fevereiro, em Nova York, o projeto “Amazônia Brasil nas Escolas” para professores e alunos da rede pública de ensino da cidade. Esse trabalho, que conta com apoio da Secretaria de Educação da cidade de Nova York (The Board of Education), tem como objetivo levar informações sobre a Amazônia a docentes e estudantes, estimulando o olhar crítico desse público a respeito das questões socioculturais e biológicas da região. A mostra, em Nova York, é patrocinada pela Alcoa e Alcoa Foundation, com apoio da IBM e American Express Foundation.

O evento foi realizado no Museu Nacional do Índio Americano e contou com a participação do embaixador Antonio Patriota; Dra. Marcia Lyles, vice-chanceler do Departamento de Educação da Cidade de Nova Iorque; Shannon Ramirez, oficial da Comissão de Nova Iorque para a ONU; Meg McDonald, presidente da Alcoa Foundation; Nemércio Nogueira, diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina, e mais de 100 professores.

Na oportunidade, os profissionais conheceram o guia pedagógico da Amazônia Brasil, criado especialmente para orientar alunos de 3ª e 6ª séries a respeito da região e a grande variedade de assuntos e enfoques que podem ser abordados – desde a história e cultura da população e comunidades tradicionais, passando pela geografia, até a importância da conservação e das estratégias sustentáveis de desenvolvimento.

Além do documento contendo dados sobre os aspectos geográficos, floresta, povos e comunidades tradicionais, os professores receberam convites para que possam visitar a exposição, juntamente com seus alunos.

“Esse projeto pedagógico é uma ferramenta diferenciada, que possibilita gerar uma consciência a respeito da importância da região amazônica e despertar o interesse de professores e alunos para a discussão sobre a necessidade de preservar a região e criar áreas de preservação, ajudando a estabelecer mudanças de comportamento nas crianças.

O trabalho também oferece a possibilidade de melhor compreender como vivem os povos da Amazônia e seu estratégico papel no desenvolvimento da região”, afirma Anna Claudia Agazzi, diretora executiva da Fare Arte, empresa que está produzindo a exposição.

A proposta desse projeto visa a integrar não apenas os conteúdos acadêmicos sobre a Amazônia, mas também propor atividades didáticas e artísticas paralelas para as crianças durante todo o ano letivo nas escolas. Os responsáveis pela Amazônia Brasil estão desenvolvendo esse mesmo projeto para alunos do ensino fundamental no Brasil.

“A Amazônia Brasil é uma das mais importantes mostras da região já realizadas mundialmente e agrega ao Projeto Pedagógico a situação real e atual da Amazônia, a visão dos povos da floresta e de quem lá habita e trabalha diariamente para a sua proteção e possíveis soluções.”, afirma o médico Eugênio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria-PSA, organizador da Exposição.

Fonte: CDI Comunicação