Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Zoológico de São Carlos comemorou 33 anos

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/09/2009

O Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Viana, de São Carlos (a 230 km de São Paulo) completou no dia 9 de setembro, 33 anos e se transformou em referência nacional na reprodução de animais em cativeiro. A equipe do zôo já conseguiu a reprodução de animais como ursos-de-óculos, lobos-guarás, antas, micos-leões, serpentes, iguanas e diversas aves.

A ema foi um dos primeiros animais a se reproduzir no local. A ave se transformou em símbolo do parque por meio de votação popular há mais de 15 anos. As emas são nativas do cerrado brasileiro e ameaçadas de extinção.

O trabalho do zoológico garantiu a reprodução de centenas de emas, que foram encaminhadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a diversos locais, inclusive para o repovoamento de áreas aonde ela já havia sido extinta.

Fernando Magnani, biólogo e administrador do parque, comemora os resultados. “O envio de animais nascidos em cativeiro para serem libertados com sucesso em áreas naturais é o ponto alto de qualquer trabalho”, explica.

“Oferecemos ainda passeios monitorados, cursos, palestras e eventos a cerca de 15.000 alunos e interessados, todos os anos”, destaca Magnani.

O Parque Ecológico de São Carlos abriga hoje 650 animais de 94 espécies. Os interessados podem visitar o parque de terça a domingo, das 8h às 16h30. End.: Rodovia Washington Luis, SP 210, km 235, acesso pela Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 02, ao lado da UFSCar.





Fonte: Edmir Nogueira