Editoria: Vininha F. Carvalho 26/02/2011
A partir de agora, os visitantes que experimentarem o safári especial do Busch Gardens chamado Endangered Species Safari, que visita dentro do parque as áreas de estudos das espécies em risco extinção, terão a oportunidade de observar também os guepardos.
O tour, que já é bastante popular no parque, apresenta os animais que estão ameaçados de extinção, além de mostrar como o parque dá suporte aos programas de proteção dessas espécies.
No caso dos guepardos, cinco felinos chegaram recentemente ao parque por meio do programa Species Survival Plan (Plano de Conservação de Espécies - Guepardo). Em breve, Steelman, um macho de 12 anos, Ngoma, uma fêmea de 10 anos, e os irmãos Jagati, Irajá e Juno - todos nascidos em outubro de 2009 - farão parte do Cheetah Run, nova área de contato com os animais que será inaugurada em maio ao lado da montanha-russa Cheetah Hunt.
Durante o Endangered Species Safari, os visitantes recebem informações importantes sobre as espécies que estão ameaçadas e como podemos ajudar para que elas não sejam extintas. No caso dos guepardos, seu repovoamento natural é dificultado pela baixa taxa de natalidade e por muitas ameaças naturais e humanas.
Os educadores do Busch Gardens também apresentam durante o passeio os esforços do SeaWorld and Busch Gardens Conservation Fund, que já doou quase US$ 100 mil para a proteção de guepardos na África desde 2005 e também ajuda programas de conservação de rinocerontes brancos, animais marinhos e muitas outras espécies em todo o mundo.
Os 45 minutos de passeio no Endangered Species Safari também incluem encontros próximos com girafas, zebras e rinocerontes no Serengeti Plain.
O SeaWorld Parks & Entertainment opera dez parques nos Estados Unidos. São três unidades do SeaWorld (Orlando – Flórida, San Diego – Califórnia, e San Antonio – Texas) e dois parques Busch Gardens, sendo um em Tampa – Flórida, e outro em Williamsburg – Virginia. Além dos parques Discovery Cove e Aquatica, em Orlando – Flórida, e do Sesame Place, próximo à Filadélfia – Pensilvânia, e os parques aquáticos Adventure Island, em Tampa – Flórida, e Water Country USA, em Williamsburg – Virgínia. Os 10 parques recebem 25 milhões de visitantes por ano e empregam 26 mil pessoas em todo o país.
O SeaWorld Parks & Entertainment criou o SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund, organização sem fins lucrativo empenhada em apoiar a conservação da fauna e da flora, além de investir em estudos, projetos educacionais e programas de resgate de animais em todo o mundo.