Editoria: Vininha F. Carvalho 21/10/2011
O Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Viana”, localizado em São Carlos (230 km de São Paulo), inaugurou na última semana o complexo da Planície da Patagônia.
A nova área do Parque ocupa mais de 10 mil m2, abrigando vários recintos temáticos com animais daquela região da América do Sul, como pinguins, lhamas, guanacos e condores andinos entre outros.
O bioma é uma homenagem à Patagônia, importante ecossistema do continente americano e que tem um clima com grandes variações de temperatura e umidade.
“A área que compreende o bioma foi totalmente adaptada e caracterizada com o ambiente patagônico para que os animais se sentissem no seu habitat natural”, conta Fernando Magnani, biólogo e administrador do Parque Ecológico de São Carlos.
Assim que foi liberado para a visitação no último dia 12, o local mais procurado foi o pinguinário. O recinto climatizado abriga pinguins de Magalhães, originários do Cone Sul do continente e moradores também das ilhas próximas à Antártica.
O Parque Ecológico de São Carlos abriga animais exclusivamente da fauna sulamericana. Mantinho pela prefeitura local, o parque recebe 200 mil visitantes anualmente. Para Magnani, a divisão da exposição dos animais por biomas, cada um dentro de ambientes específicos, proporciona ao visitante, em especial os estudantes, uma melhor contextualização da vida de cada espécie, facilitando práticas de educação, conservação e proteção da fauna e flora.
No último mês de setembro, o Parque Ecológico de São Carlos completou 35 anos de atividades. Antes do bioma da Patagônia, o parque inaugurou a Casa dos Seres da Noite, com morcegos, corujas e outros animais noturnos. Também no mês passado a direção do Parque Ecológico anunciou o nascimento de dois novos filhotes de ursos-de-óculos, espécie seriamente ameaçada de extinção. O casal de ursos (Jabú e Princesa) está junto no parque há quase 15 anos.
O Parque Ecológico de São Carlos está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2 - Espraiado (ao lado do campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). O recinto permanece aberto à visitação pública, gratuitamente, de terça a domingo, das 8 às 16h30.