Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Proteja seu animal de estimação do perigo das infestações por pulgas e carrapatos

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/08/2012

Ver seu animal de estimação irritado, distante e com aquela coceira constante que cada hora aparece em uma parte do corpo é algo que realmente incomoda e estressa não só o animal, mas também seus donos.

Em muitos relatos de proprietários de cães e gatos fica claro que o sentimento de impotência diante do sofrimento e por não saberem como ajudar o seu “melhor amigo”, é a razão para a tomada de decisão por ajuda especializada.

Segundo o médico veterinário Marcel Pereira, assistente técnico da área de negócios Pet da Merial, o uso regular e orientado de produtos veterinários específicos (pulicidas e acaricidas) é, sem dúvida, a melhor forma para prevenir as infestações por pulgas e carrapatos, uma vez que eliminam os “invasores” após entrarem em contato com a pele e pelos dos animais tratados.

Impedir que seu animal de companhia transite por locais que são focos de infestação também é uma medida importante, embora de difícil aplicação, já que é complicado saber se o local está ou não infestado.

“Manter o animal sempre protegido é a solução mais segura, barata e eficaz”, destaca o veterinário.

O longo período de persistência tanto da pulga quanto do carrapato no ambiente é tido como fator complicador para o controle desses agentes, que podem permanecer por até 01 ano no ambiente aguardando o momento certo para infestar o hospedeiro.

“Isso reforça a importância da prevenção que deve ser feita com produtos específicos e seguindo a recomendação do veterinário”, destaca Marcel Pereira, que chama atenção para algumas medidas simples que podem auxiliar na prevenção e controle das infestações por pulgas e carrapatos.

“É importante lavar e expor ao Sol os acessórios como camas, mantas e as roupinhas do animal ao menos 1 vez por semana”, reforça.

É fundamental também que o tratamento do animal ocorra de forma simultânea ao do ambiente, especialmente porque a maior parte da infestação está no ambiente e não sobre os animais.

O controle preventivo é uma segunda etapa, realizada após o tratamento da infestação, para impedir que novas infestações sejam estabelecidas na casa dos proprietários.

Quando a infestação já esta instalada o combate depende da aplicação de produtos (acaricidas/pulicidas) que devem ser aplicados de forma adequada considerando a quantidade, frequência e a aplicação em todos os animais.

A Merial disponibiliza ao consumidor a solução Frontline® para pulgas e carrapatos (cães e gatos) e conta agora com uma nova solução, Certifect, um produto capaz de matar carrapatos a partir de 2 horas após a sua aplicação no animal, além de prevenir a infecção pelas doenças transmitidas pelos carrapatos.



Fonte: Marcel Pereira - veterinário