Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Combate as pulgas por métodos naturais

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/08/2005

Banhos naturais e/ou óleos:Calêndula, Pimenta Cayena, Echinacea, Canela, Cedro (de preferência o vermelho), Aloé, Cardo de Santa Maria (também chamado de Cardo de Nossa Senhora ou Cardo Mariano), Camomila, Narciso, Óleo de Eucalipto ou de Alfazema, Flor de Iúca, Confrei, Hortelã, Menta.

Vaporização:Água com Sumo de Limão

Suplementos dietéticos (há controvérsias quanto à eficácia de ambos):Alho (sem cheiro) e Levêdo de Cerveja

Pós usados contra pulgas:

Calcarea Fluorica, Vitamina E, Grafite, Enxofre, Sílica, Pó ou Terra Diatomácea (são restos fósseis de algas microscópicas que funcionam igual à Sílica: removendo a película de cera da pulga que retém água, matando-a de desidratação, pode irritar os pulmões se inalado), Levêdo de Cerveja,Alecrim, Erva-cidreira, Erva doce ou Funcho, Tabaco, Piretrina (derivado das flores sêcas de Crisântemo), Ácido Bórico (este pode ser salpicado em uma
meia laranja chupada, que funciona como isca - tomar cuidado para o animal não comer a isca. Também pode ser misturado com açúcar)


Pentear diariamente o animal.

Dar banhos frequentes (cães: 1 vez a cada 2 semanas / gatos: 1 vez por mês).

Manter limpos e sêcos os locais onde o animal vive, usando inclusive aspirador de pó a cada 2 ou 3 dias nos carpetes. O saco do aspirador de pó deve ser colocado ou no freezer ou ao sol por algumas horas para matar as pulgas.

Limpar o "banheiro" do animal diariamente.

Uma das "armadilhas" contra as pulgas consiste de uma lâmpada verde de luz fraca e um adesivo por baixo: as pulgas são atraídas pela luz e caem no adesivo, morrendo grudadas. Uma vasilha com água e um pouco de detergente (para fazer a pulga afundar) também funciona no lugar do adesivo. Usar de noite.

Catar as pulgas "sobreviventes" com freqüência.