Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Jardins Botânicos de BH e Poços de Caldas firmam parceria.

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/04/2006

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas assinaram, na quinta-feira (27/04), um termo de cooperação técnica. O convênio prevê o estabelecimento de um intercâmbio técnico-científico, além do desenvolvimento de programas que contribuam para a conservação da biodiversidade.

A parceria foi firmada às 11h, no Auditório da Casa de Educação Ambiental da Zoo-Botânica, com a presença do presidente da Fundação JB de Poços de Caldas, João Neves Carvalho de Toledo.

Os dois órgãos já trabalham juntos em alguns projetos. A FZB-BH vem subsidiando tecnicamente a construção do jardim botânico de Poços de Caldas, como estratégia de conservação da flora, prevista no plano de ação da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB).

Além disso, a Zoo-Botânica fornece desde informações técnicas como para a implantação de um herbário até formas de coleta e constituição de coleções botânicas.

O presidente da Zoo-Botânica, Evandro Xavier, avalia que "é indispensável esta troca de experiências entre organizações que primam pelos resultados significativos na luta pela conservação e preservação de espécies da flora nacional".

Em breve, o JB de Poços de Caldas realizará um inventário florístico do planalto da região. Serão coletados e produzidos exemplares de cada material para armazenamento nas coleções das duas instituições.

Com o Termo, as duas fundações pretendem estabelecer ações, práticas e planos em comum, que visem também a preservação da flora brasileira.

Além disso, possibilita uma maior interação entre os jardins no tocante à política de conservação da flora, cuja linha de atuação prevê programas de conservação da biodiversidade, uso sustentável das plantas e o fortalecimento da educação ambiental em jardins botânicos do Brasil.






Fonte: FZB-BH