Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Descobertas oito novas espécies de sapo no Laos

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/06/2006

Cientistas trabalhando em conjunto com a Sociedade Mundial de Preservação (WCS, na sigla em inglês) informam a descoberta de oito novas espécies de sapo nos últimos dois anos, na nação asiática de Laos. Entre elas, há uma onde o macho tem metade do tamanho da fêmea, e outra que tem uma fileira de espinhos na barriga. As descobertas foram reportadas no periódico Copeia, da Sociedade Americana de Ictiólogos e Herpetólogos.

"Ninguém tinha prestado muita atenção no Laos em termos de pesquisa com répteis e anfíbios", disse Bryan Stuart, líder da equipe que fez as descobertas.

"A fauna anfíbia do Laos é muito pouco conhecida, em comparação com países vizinhos. Praticamente todas as minhas saídas a campo resultaram em espécies desconhecidas pela ciência".

Os sapos são as mais recentes novas espécies encontradas no pequeno país, sem saída para o mar. Muitos são encontrados nas florestas, largamente inexploradas por estrangeiros, por conta do isolamento geográfico do país e sua história política tumultuada.

Em 2005, cientistas informaram a descoberta de um roedor, conhecido localmente como kha-nyou. Acreditava-se que o mamífero, que tem o rosto de um rato mas um corpo que lembra um esquilo, estivesse extinto há 11 milhões de anos.

Stuart, cuja equipe já havia descoberto uma nova espécie de salamandra no Laos em 2004, declarou-se preocupado com a preservação dos hábitats, já que as florestas da região encontram-se sob constante ameaça.

"Esses sapos não moram em plantações de arroz ou perto dos vilarejos. Moram em florestas intactas", disse ele.

Fonte: AP