Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Espaço criativo onde as crianças podem saber mais sobre as diversas espécies.

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/10/2006

Os três projetos aprovados em Plenário na terça-feira (24/10), em uma sessão especial composta exclusivamente por crianças, foram enviados às comissões permanentes da Casa pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo. Dessa maneira, as proposições vão tramitar normalmente e podem até chegar a virar lei. Um dos projetos garante vaga nas escolas públicas para crianças órfãs, outro obriga as escolas a ministrarem aulas de cidadania e o terceiro estabelece o direito de todo brasileiro ao saneamento básico.

Os projetos foram aprovados por 334 deputados mirins durante o lançamento oficial do novo sítio infantil Plenarinho (www.camara.gov.br). O portal é o canal de interação entre a Câmara e o público formado por educadores e crianças até 12 anos. A votação aconteceu como nas sessões de verdade, com direito a painel eletrônico de votação, verificação de quórum, questões de ordem, encaminhamento de votação e proclamação do resultado.

Um dos projetos, apresentado pelo estudante Pedro Augusto Barbosa, 9 anos, de Natal (RN), foi aprovado por 254 votos "sim" contra 43 "não" e 37 abstenções. A proposta garante às crianças que vivem em orfanatos e creches prioridade de serem matriculadas em escolas públicas. "Já é difícil viver sem o apoio dos pais. Por isso, é importante garantir a essas crianças educação e formação profissional", afirma o autor do projeto de lei, escolhido em um concurso promovido pelo Plenarinho.

Outro projeto, de autoria da estudante Mariana Schmidt Vieira, 12 anos, torna aulas de cidadania obrigatórias em todas as escolas do Brasil, públicas ou privadas. Mariana, que mora em Florianópolis (SC), explicou a importância da proposta. "Só sabendo os nossos direitos poderemos exigir que eles sejam respeitados".

Também mereceu aplausos e apoio de todos os deputados mirins a proposta dos alunos da Escola Municipal de Barra do Chapéu (SP), representados na sessão pelos alunos Vanessa Oliveira e Gabriel Ribas. Eles defenderam a idéia de que todas as casas do país tenham saneamento básico - esgoto e água encanada.

Aldo Rebelo encaminhou formalmente os projetos como sugestão às comissões. O que trata da proteção aos órfãos foi para a Comissão de Seguridade Social e Família. O que trata do saneamento, para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O das aulas de cidadania, para a Comissão de Constituição e Justiça e para a Comissão de Educação e Cultura. Os ofícios recomendam "exame e eventual tramitação" dos projetos, que precisam ser assinados por algum deputado para ser votados de verdade.


Sessão inédita:

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, que destacou a importância de fazer com que as crianças do Brasil compreendam o funcionamento das instituições e aprendam ainda cedo o sentido da responsabilidade de cada brasileiro para com o país.

"A responsabilidade da Câmara é discutir, analisar e votar projetos de interesse do Brasil e da população brasileira", disse às crianças.

Aldo lembrou ainda que, em pouco de tempo de existência, o portal Plenarinho tornou-se o primeiro sítio infantil de língua portuguesa a conquistar o selo Direitos Humanos Nota 10, concedido anualmente pela ONG DHNET, um portal que funciona como provedor de informações sobre os direitos humanos.

A Mesa Diretora da sessão mirim foi presidida por Alexander Graco Moreira Teixeira, 9 anos, que cursa a 5ª série. Também integraram a Mesa: Mariana, Pedro Augusto Barbosa, Gabriel Ribas Cabeça e Vanessa Oliveira Gonçalves. O presidente foi assessorado pelo secretário-geral da Mesa da Câmara, Mozart Vianna - que exerce a mesma função nas sessões reais

O plenário foi composto por alunos de escolas do Distrito Federal, entre as quais as instituições Mackenzie, Monteiro Lobato, Cresça, Atual, DJ (particulares), além da Escola 115 do Recanto das Emas (pública). Depois da sessão, o diretor da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, William França, mostrou ao plenário as ferramentas do novo Plenarinho (leia abaixo), com ajuda de dois personagens do sítio infantil, Xereta e Zé Plenarinho.


O novo portal

Com navegação facilitada, novas seções e mais áreas de diversão para a garotada (jogos, histórias animadas, música, cartões virtuais, papel de parede e dicas para a criação de brinquedos), o sítio infantil levará a seu público (de 7 a 12 anos de idade) informações consistentes sobre política, democracia, meio ambiente, cidadania, processo legislativo e atuação parlamentar.


As seções

O novo portal é dividido em onze seções principais: Câmara, Deputados, Notícias, Cidadania, Brasil, Educação, Ecologia, Saúde, Sala de Leitura, Diversão e Seu Espaço.


Câmara

Informações sobre o que é a instituição, seu funcionamento e quais são suas principais atribuições .


Deputados

Quem são e quais são as responsabilidades dos parlamentares e suas relações com os setores dos outros poderes (Executivo e Judiciário). Há, ainda, explicações sobre os partidos políticos brasileiros


Notícias

Agência de informações em tempo real sobre o que acontece no Congresso Nacional, no Brasil e no mundo; reportagens especiais; calendário de eventos; e textos com opiniões de deputados e especialistas sobre temas relacionados ao interesse da nova geração.


Cidadania

Informações sobre direitos e deveres, profissões e experiências em que a participação popular foi decisiva para a mudança da história do nosso país.


Brasil

A história de nosso povo, nossos símbolos, hinos, cores, estados e a vida de algumas das personalidades mais importantes do Brasil .


Educação

Leis para educar, desafios da educação, projetos pedagógicos e um espaço dedicado aos mestres: Plenarinho para professores, com textos, oficinas e atividades didáticas para a sala de aula.


Ecologia

Dicas de preservação, agenda ambiental e bicharada animal - espaço supercriativo onde as crianças podem saber mais sobre as diversas espécies.


Saúde

Informações sobre alimentação saudável, prevenção de doenças e cuidados com o corpo.


Sala de leitura

Dicas para incentivar o gosto pela leitura e indicação de obras para o público infantil. Há também uma galeria de escritores com reportagens sobre grandes autores nacionais e internacionais .


Diversão

A parte mais divertida do novo portal, com jogos, histórias animadas, música, cartões virtuais, papel de parede e dicas para a criação de brinquedos.

Seu espaço

Seção reservada para o cadastramento do sócio do Clubinho, galeria dos aniversariantes e para o Mural de Recados - espaço para troca de mensagens entre os internautas mirins.

E mais:

- Dicionário plenarês - termos do Legislativo em linguagem acessível;

- Pinga-foguinho - sala de bate-papo virtual com deputados e especialistas sobre temas importantes;

- Tribuna da Galera - espaço para debate sobre os temas das reportagens especiais;

- Links para outros portais interessantes; e Fale Conosco.

- Plenarinho


Informações: (61) 3216-1804

Fonte: Secretária de Comunicação Social da Câmara dos Deputados