Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Fort Dodge busca selo do Inmetro para transporte de cargas perigosas

Editoria: Vininha F. Carvalho 15/12/2006

A partir de janeiro de 2007, todos os itens da linha de ectoparasiticidas da Fort Dodge Saúde Animal transportados para qualquer ponto do país terão o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que garante embalagens adequadas à legislação federal de transporte terrestre de produtos perigosos. A empresa é uma das primeiras do setor a se adequar à lei da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes.

A Fort Dodge está em estágio avançado no processo auditado pelo Inmetro, que define o uso de embalagens homologadas para o transporte terrestre de produtos perigosos, cuja fórmula traz componentes tóxicos ou inflamáveis e que podem causar danos ao ser humano e ao meio ambiente, quando transportados inadequadamente.

Após passar pela auditoria do Inmetro sem nenhuma restrição, ou seja, os processos de recepção de embalagens, fabricação e desenvolvimento dos produtos cumprem todas as normas exigidas, a empresa iniciou a etapa de testes dos produtos. Toda a auditoria foi pautada na normativa ISO 9.001e ANTT 420/2.004.

Nesta segunda etapa, os mais de 15 produtos da companhia que fazem parte do grupo ectoparasiticidas deverão passar por testes de compressão (empilhamento), queda livre (máxima altura suportada pelos produtos em queda) e Cobb test (exame de absorção de água na face externa da embalagem para verificar o grau de resistência após exposição à umidade).

Todos os ensaios estão sendo executados por um laboratório acreditado pelo Inmetro e acompanhados por um OCP - Organismo de Certificação de Produto.

Após a fase de testes, em janeiro de 2007, a Fort Dodge deverá receber a licença para uso da marca de conformidade, certificando que os produtos testados podem utilizar o selo do Inmetro. O selo reconhece a qualidade das embalagens e atesta que elas atendem aos requisitos estabelecidos na ANTT nº 420/2004.

De acordo com esta Resolução que regulamenta o transporte terrestre de produtos perigosos, as embalagens devem ser constituídas de maneira a se evitar qualquer perda de conteúdo quando transportadas, perda essa que pode ser causada nas condições normais de transporte, por vibração ou por mudança de temperatura, umidade ou pressão (resultante da altitude).

"Nessa etapa de auditoria, a Fort Dodge comprovou que seus materiais da linha ecto (ectoparasiticidas) estão de acordo com o regulamento da ANTT. Os chamados produtos perigosos tem de estar acondicionados em embalagens resistentes a ponto de suportar choques e carregamentos, tanto para agüentar o transporte como a armazenagem" destaca João Marcelo, gerente de produtos da Fort Dodge.

Desde o final da década de 90, a Agência Nacional de Transportes Terrestres vem tentando regulamentar o transporte de produtos perigosos, entre os quais estão produtos tóxicos e inflamáveis que oferecem riscos de contaminação ambiental e para quem os manuseia se não estiverem bem acondicionados.

"Felizmente após anos tentando regulamentar o transporte de produtos perigosos a normativa ANTT 420/2.004 regulamentada pela portaria 10 do Inmetro passa a vigorar a partir de janeiro de 2007. Isto demonstra a preocupação do governo com o ser humano e o meio ambiente e vem de encontro com a filosofia de trabalho e política de segurança, saúde e meio ambiente da Fort Dodge" destaca Nilder Laganá, diretor de negócios da Fort Dodge.


Fonte: ADS Assessoria de Comunicações