Editoria: Vininha F. Carvalho 23/04/2007
A preparação para um dos eventos eqüestres mais importantes do mundo, Pan-americano, tem que ser criteriosa, minuciosa e, em conjunto com toda uma equipe de apoio. Está chegando o momento mais esperado, por tanto, é hora de rever um trabalho que foi realizado em conjunto por uma equipe que sempre fica nos bastidores, mas é imprescindível para o êxito do resultado final.
É através deste processo que cavaleiros e amazonas utilizam para obterem nesta reta final a boa performance de seus animais, o “check cup”, do trabalho árduo de meses para obterem resultados benéficos na competição
Neste momento de treinamento e finalização de um trabalho realizado com o objetivo certo, um dos pontos chaves, é os membros da equipe, assegurar que os animais estão em condições ótimas de saúde e preparação física, para o evento em questão.
O trabalho da equipe de apoio está no pico nesta fase de preparação, com ligação cuidadosa entre cavaleiro, veterinário, treinador, ferrador, nutricionista e outros apoios, tais como terapeutas de esportes, entre outros.
Não há nenhuma margem para erro em treinamento e todos trabalham juntos, com o intuito de dar o melhor apoio de saúde a eles. Em muitos países, o apoio de um terapeuta esportivo, tornou-se uma função integral de acompanhamento para atletas e, o mundo eqüestre adaptou isto, para dar acompanhamento e apoio a performance dos cavalos.
À parte de acompanhar o cavalo durante treinamento preparatório, estes profissionais viajarão a competição real para estarem disponíveis antes e depois dos eventos para tratar o cavalo. Eles conheceram bem o corpo e reação dos cavalos e, estarão aptos a detectar qualquer mudança no corpo, que poderá levar a uma lesão ou outra doença.
Na rotina de competições, é normal para o cavalo receber terapia de massagens antes do acontecimento, com varias técnicas de alongamento depois do trabalho. Estas técnicas foram provadas que reduzem a dor muscular seguido do esforço atlético.
Durante a competição um número de fatores influenciarão o desempenho atlético do cavalo, tais como; a tensão da viagem ao local de competição, que necessitará ser reconhecida para reduzir fadiga e risco de lesões.
É importante que na chegada do cavalo ao local de concurso, se comece um trabalho de terapia imediatamente. Ao passo que o cavaleiro freqüentemente tem o benefício de apoio na forma de várias formas de terapia física e, em muitos casos, a psicologia de esportes, mas o cavalo tem muito mais limite de métodos disponíveis para lidar com a viagem, cansaço e tensão pré - competição.
As mudanças no seu ambiente diário, tal como cocheiras diferentes e talvez menores, meio-ambiente estranhos, trabalhar sobre superfícies distintas , mudança em temperatura e fadiga de viagem podem levar a reações no sistema de musculoskeletal.
A continuação de tratamento já estabelecida na forma de massagem esportiva e, técnicas de alongamento tal como aplicação de terapia quente- frio e, cuidados semelhantes, são anotados como apoio excelente para atletas no auge da competição. Como já é sabido em saúde humana, massagem e terapias relacionadas, é um método excelente de descanso para o corpo como a mente. Como o cavalo pode receber a tensão de competição transmitida pelo cavaleiro, aplicação diária de terapias de massagem será um benefício enorme, não só ao sistema físico mas como também ao equilíbrio mental do atleta eqüino.