Editoria: Vininha F. Carvalho 23/04/2007
Para melhor entender os ensinamentos simples que o cão pode nos transmitir, basta procurar em nossas memórias e lembrar do animal de estimação com quem convivemos a anos.
A mensagem principal que o cão nos passa é, acima de tudo, sobre LEALDADE, não somente para com os outros, mas, acima de tudo, com nosso verdadeiro Eu.
Para ter uma noção exata do que isso representa, existem algumas perguntas básicas que deverão ser respondidas.
A questão central aqui é a que envolve até onde somos capazes de ir, em busca da aprovação alheia, muitas vezes contrariando nosso próprio sentido de lealdade e de valores, só para agradar aos outros.
Vamos parar, questionar e responder, relacionando ao nosso momento atual:
1 - O que tenho feito recentemente para desvendar e revelar a minha verdade pessoal?
2 -Tenho sido leal às minhas metas e objetivos?
3 - Tenho participado, ativa ou passivamente, ou propagado inverdades ou fofocas sobre algum amigo, colega ou conhecido?
4 - Tentei negar ou ignorar alguém que tem sido leal comigo só porque ele não é bem aceito pelo grupo ao qual pertenço?
Se nos sentimos inseguros nas respostas e percebemos que estamos nos traindo de alguma forma, vamos lembrar desse animal e pedir que ele nos ensine o que é a verdadeira Lealdade.
Devemos deixar que os temores da falta de aceitação ou da capacidade de sermos amados se afastem, pois a chave para a compreensão desse mecanismo está em entender que esses medos não são inimigos externos, mas formas tortuosas de pensamento, que podem estar desviando nossa atenção do que é realmente importante. Assim acabamos achando que, de certa maneira, não merecemos confiança e, por isso, não podermos ser amados e respeitados.
Portanto, vamos reivindicar e impor a energia da Lealdade e Verdade.
Faça como o seu cão: Torne-se seu melhor amigo!!