Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Vacinação contra parvovirose em filhotes requer atenção especial

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/04/2008

A chegada de um filhote é sempre uma festa, é tão comemorada quanto a de um bebê. Mas o proprietário precisa ficar atento, porque assim como uma criança, o cachorrinho precisa de atenção e cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à proteção contra doenças e infecções. Entre as mais comuns e com elevado índice de mortalidade em filhotes está a parvovirose canina, doença altamente contagiosa entre cães domésticos.

Descoberta em 1978, a virose teve seus primeiros casos registrados nos EUA e Europa. No Brasil, os primeiros registros da doença foram confirmados em 1980. A parvovirose canina tem nas fezes contaminadas sua fonte primária de infecção. A contaminação se dá por meio do solo, da água, alimentos e até por meio dos sapatos de pessoas que tenham acesso ao vírus nas ruas.

Os cães jovens são os mais afetados, mas adultos também estão susceptíveis a contrair a enfermidade. Observa-se que cerca de 90% dos casos da doença ocorrem nos cães de até 1 ano de idade. Os sintomas mais comuns são apatia, falta de apetite, febre, vômitos e diarréia.

Os filhotes também podem desenvolver a manifestação miocárdica, que é menos comum, mas pode causar a morte súbita do animal sem que este apresente qualquer sintoma.

A vacinação é a maneira mais eficiente para proteger os cães contra a parvovirose canina. Em filhotes, recomenda-se que a primeira dose da vacina seja administrada entre 6 e 8 semanas de idade, seguida de reforço aos três e quatro meses de idade. Cães adultos devem ser vacinados anualmente. É essencial que a imunização seja feita sob orientação de um médico veterinário.

No mercado, dentre as opções de vacinas disponíveis contra a parvovirose canina, a Duramune® Max 5-CvK/4L é a mais utilizada. Produzida pela Fort Dodge Saúde Animal e também conhecida como Max V10, a vacina confere proteção contra a parvovirose canina por um período de até três anos. Referência no mercado veterinário desde 2003, a vacina foi aperfeiçoada em 2008 e esta ainda mais atualizada.

Tiago Papa, Gerente de Negócios Sênior de Animais de Companhia da Fort Dodge, explica que a nova versão contém em sua composição uma nova cepa do parvovírus canino, a CPV-2b amostra FD 2001, que garante maior proteção contra a doença.

“Além de imunizar o cão contra a parvovirose, a Duramune® Max V10 também confere proteção contra outras doenças, como cinomose, adenovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, coronavirose e quatro sorovares da leptospirose canina”, conclui.




Fonte: ADS Comunicação