Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Brasil reforça sua participação na Hora do Planeta 2009

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/03/2009

O WWF-Brasil comemora a adesão do estado do Amazonas no evento global Hora do Planeta 2009. O estado localizado no coração da Amazônia irá apagar as luzes da fachada e interior do Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, um importante ícone do norte do país, e do Largo São Sebastião às 20h30 do dia 28 de março, como ato simbólico no combate às mudanças climáticas.

“É uma grande satisfação poder contar com a participação de um estado com a riqueza ambiental do Amazonas na Hora do Planeta. Essa adesão ao ato simbólico representa uma preocupação do estado na mobilização da sociedade pela preservação do meio ambiente”, afirma a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

“O Governo do Amazonas não poderia ficar fora dessa iniciativa cujo objetivo é alertar para o problema do desmatamento e das queimadas, principais fontes de emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Nosso estado também tem a preocupação com o uso eficiente de energia, previsto nos programas da nossa Lei de Mudanças Climáticas, pioneira no Brasil”, comentou Nádia Ferreira, Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

Além dessa importante participação, e da já anunciada adesão do Rio de Janeiro que vai desligar as luzes dos principais cartões-postais da cidade, outros três municípios brasileiros estão empenhados em mobilizar sua população a apagar as luzes de suas casas: Jumirim, no estado de São Paulo, São Geraldo do Araguaia, no Tocantins, e Cametá, no Pará.

Esses três municípios estão entre as 1.189 cidades de 80 países que confirmaram até hoje a participação na Hora do Planeta 2009 – um número que há duas semanas do evento global histórico já superou a meta de adesão de 1 mil cidades e que reflete a vontade da comunidade mundial de influir no futuro do planeta.

A Hora do Planeta 2009 reunirá milhões de pessoas em parques, ruas, praças e casas em todo o mundo para assistir ao apagar das luzes e transmitir sua mensagem contra as mudanças climáticas.

Em Sydney, onde em 2007 aconteceu a primeira Hora do Planeta, todas as balsas do famoso porto da cidade anunciarão com seus apitos o início do evento na Austrália. Enquanto isso, em Melbourne, na praça Federation Square, haverá um concerto com um gerador movido à pedaladas.

Do outro lado do globo, em cidades da Europa, ocorrerão concertos e festas. Na Grécia, por exemplo, os moradores de Atenas se reunirão na Acrópole e receberão instrumentos de percussão para tocarem sob a regência de um maestro, quando as luzes forem desligadas.

No centro de Oslo, voluntários aceitaram o desafio de pedalar para gerar energia e acender lâmpadas, enquanto habitantes de Lisboa jantarão ao ar livre e à luz de velas.

Segundo o diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley, esta iniciativa é mais do que um apelo pelo combate ao aquecimento global. “A Hora do Planeta é uma oportunidade para que a comunidade mundial se expresse em uníssono sobre a questão das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, se reúna para celebrar uma coisa que todas as pessoas têm em comum: o planeta”, declarou Ridley.

“Peço a participação de todos nesse momento histórico, seja unindo-se à multidão numa praça da cidade para assistir o apagar das luzes ou como anfitrião de uma festa no escuro em sua própria casa. Desligue suas luzes, celebre o planeta, aproveite esse momento e vote a favor do Planeta Terra”, convocou Ridley.





Fonte: WWF / CDN