Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pilhas e baterias usadas causam danos à saúde

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/08/2009

Você sabia que pilhas e baterias esquecidas no interior de uma gaveta, brinquedos ou aparelhos eletrônicos podem ser um veneno para a saúde? Esses materiais são altamente poluidores quando não são descartados corretamente, graças a componentes que podem causam alterações no organismo humano e de animais, além de contaminar o solo.

A pilha comum e as baterias em geral são compostas por pelo menos três metais pesados: zinco, chumbo e manganês. Já a pilha alcalina ainda possui um agravante em sua composição, o mercúrio, que é altamente tóxico. Além de metais pesados, fazem parte de suas composições elementos químicos perigosos, como o cádmio, cloreto de amônia e negro de acetileno.

As interferências no organismo por esses resíduos tóxicos vão de uma simples dor de cabeça até anemias, intoxicações crônicas, danos sérios no sistema nervoso, renal e hepático, entre outras lesões.

Basicamente, as pilhas e baterias possuem, entre sua composição, 11 elementos químicos que somam mais de 20 motivos para fazer e incentivar o descarte correto desses resíduos.

- Chumbo: provavelmente o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático. *

- Cobre: causa intoxicações; afeta o fígado.*

- Mercúrio: altamente tóxico, concentrações entre 3 g e 30 g podem ser fatais ao homem; é de fácil absorção por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro; tem ação teratogênica - malformação de fetos durante a gravidez.

- Cádmio: acumula-se nos rins, fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica; provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem efeito teratogênico e cancerígenos.

- Bário: tem efeito vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central; causa problemas cardíacos. *

-Alumínio: favorece a ocorrência do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas. *

- Arsênio: acumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênicos.

- Cromo: acumula-se nos pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.

- Níquel:tem efeito cancerígeno. *

- zinco:entra na cadeira alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.

- Prata:tem efeito cumulativo; 10 g de nitrato de prata é letal ao homem.

Atenta à importância de se recolher estes materiais corretamente, a Drogaria São Paulo realiza uma campanha permanente de arrecadação de pilhas e baterias em todas as sua lojas de São Paulo, desde 2004. Ao todo, são mais de 60 toneladas desses resíduos, que deixaram de poluir o meio ambiente. Todo o material recolhido tem destino ambientalmente correto e todas as despesas de transporte e da reciclagem propriamente dita são integralmente assumidas pela Drogaria São Paulo.


Fonte: Marta Leal