Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Conviver com os animais faz bem para a saúde

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/09/2009

A terapia com animais começou na década de 60 e atualmente é amplamente aceita. A fotógrafa e escritora Renee Lamm Esordi capturou a beleza dessa relação especial entre o homem e os animais em seu livro "You Have a Visitor: Observations on Pet Visitation and Therapy" .Com esse objetivo, Esordi acompanhou os animais e seus donos em asilos de idosos, hospitais infantis e unidades psiquiátricas.

A terapia com animais tem êxito devido ao amor incondicional do animal. Nunca julgam e as pessoas sabem disso. Há um elo muito forte entre o paciente e o animal que resulta numa expressiva recuperação da auto estima.

A Terapia com o Auxílio de Animais (Pet Facilitated Therapy - PFT), esta sendo utilizada com sucesso em várias casas de repouso. Pesquisas indicam mudanças positivas de comportamento dos idosos, como um resultado do convívio com animais. Demonstraram um aumento da sociabilidade, através da redução das inibições e dando reforços positivos à interação com outras pessoas.

Os animais são recomendados para crianças, porque contribuem para o aumento da aprendizagem, melhoram a integração com o meio ambiente e diminuem a agressividade. Não existe uma indicação de raças específicas para convivência com crianças. Existe o bom senso na escolha. Lógicamente, cães de porte grande e hiperativas (labrador, boxer, beagle, etc) podem derrubar crianças pequenas.

Cães de índole feroz (rottweiler, fila, pitbull, etc.), devem ser criados desde muito filhotes com a criança, para que se tornem muito amigos e até protetores das mesmas. Cães muito pequenos e frágeis, não são adequados, podem sofrer traumatismos sérios por brincadeiras mais violentas de algumas crianças. Teoricamente qualquer cão pode conviver pacificamente com crianças desde que ambos se tornem amigos.

Entre os felinos, a raça persa seria a mais indicada por ser quase que de "pelúcia" de tão mansos. Mas também existem outros felinos que podem conviver com crianças, desde que muito bem escolhidos pelos pais desde filhotes.

Os adolescentes, também,desfrutam dos benefícios oriundos do estimulo proporcionado pelos animais. A biblioteca pública de Salt Lake City permiti cães treinados em obediência e comportamento. Os cães são treinados para acompanhar a leitura. Os jovens podem ficar à vontade para interagir com os animais. A direção da biblioteca chama essas sessões de "Tardes com Cães". Naturalmente, essas tardes fazem muito sucesso com os leitores. Os cães se transformaram numa espécie de catalisadores para atrai-los até a biblioteca. Esse é um programa piloto sério para saber se os animais, realmente fazem diferença para despertar o interesse nos jovens que têm dificuldade com os livros.

O relacionamento com os animais traz comprovadamente diversos benefícios: o amor incondicional é capaz de evitar até os ataques cardíacos. As pessoas que passeiam com seus cães têm
mais contato social e conversam mais do que aquelas que passeiam sozinhas. Permitindo, assim, as estas pessoas, adquirirem uma melhor disposição física e psiquicamente se sentirem muito mais felizes, por não se sentirem isoladas , evitando a depressão e proporcionando a melhora da atuação do sistema imunológico, facilitando a diminuição do uso de medicamentos.

Escolas, asilos, bibliotecas, hospitais, casas, não importa o lugar, conviver com os animais é bom demais!

Fonte: Vininha F. Carvalho - Del Valle Editoria