Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros realiza o plantio coletivo de 10 mil mudas de Mata Atlântica

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/06/2009

No dia 5 de junho, às 9h da manhã, 10 mil mudas de espécimes nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Cinturão Verde situado em Camaçari, no entorno do Polo Petroquímico. A ação, promovida pelo Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros (INCECC), em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e a Prefeitura de Camaçari é o pontapé inicial do projeto Fábrica de Florestas, criado pelo INCECC com o objetivo de produzir mudas de Mata Atlântica para promover o reflorestamento do litoral norte baiano no trecho compreendido entre o Polo Petroquímico de Camaçari e o Parque Ecológico Costa dos Coqueiros, em Costa do Sauípe.

O projeto Fábrica de Florestas foi criado em 2008 para ajudar a preservar e reflorestar este trecho de área litorânea e também desenvolver a produção de mudas de Mata Atlântica na Bahia, que hoje está entre os três estados brasileiros com maior desmatamento de floresta tropical.

“Nossa ideia é criar um corredor ecológico que tem como ponto de partida o anel florestal do Pólo Petroquímico de Camaçari e se estende até a Costa dos Coqueiros, na Costa do Sauípe”, afirma Álvaro Oyama, diretor-executivo do INCECC.

A iniciativa da ONG chamou a atenção de empresas do Polo Petroquímico, a exemplo da Braskem, da Cetrel e da Deten, e também do poder público, como o Governo do Estado, a Prefeitura de Camaçari e o Exército Brasileiro, que junto ao INCECC conseguiram viabilizar a produção de 100 mil mudas de Mata Atlântica em 2008.

Segundo Álvaro Oyama, a meta para 2010 é produzir 500 mil e dobrar esta quantidade para 2011, atingindo a faixa de um milhão. Das mudas produzidas no ano passado, 10 mil foram plantadas em diversos pontos do anel do Polo Petroquímico e em Dias D’Ávila por 1.200 alunos e professores de escolas públicas, voluntários e funcionários das empresas apoiadoras, consolidando a parceria e marcando a comemoração do Dia do Meio Ambiente.

No dia anterior, 4 de junho, houve a realização de um ciclo de palestras sobre preservação, cidadania e ecologia na Cidade do Saber, em Camaçari. Às 14h, o pesquisador e doutor em Engenharia Química Tecnologias Ambientais, Ahser Kiperstok, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abordou o tema Escola, meio ambiente e o futuro do planeta.

Em seguida, às 14h30, Álvaro Oyama (diretor-executivo do INCECC), Pedro Lima (coordenador do Fábrica de Florestas) e Marinalva Cruz (coordenadora de Implantação e Manutenção de Áreas Verdes da Prefeitura de Camaçari) falaram sobre Interação fauna e flora. O evento terminou com a peça Plantando o Futuro, encenada pelo grupo de teatro do SESI, que teve ainda a participação de jovens atores de Camaçari.

O Programa Fábrica de Florestas conta também com a adesão de vários parceiros públicos e privados, entre os quais a Cetrel, Braskem, Deten, Monsanto, Caraíba Metais, Ford, Limpec, Ibama, IMA, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Sudic, UFBa e Prefeitura de Dias D´Ávila.


Fonte: Marília Ramos