Editoria: Vininha F. Carvalho 09/09/2009
Nesta data, comemora-se o Dia do Veterinário, data em que a profissão foi normatizada pelo presidente Vargas, através do Decreto Lei - No 23.133, de 1932.
Antes, porém, já existiam escolas funcionando no País, cujo modelo foi trazido pelo Imperador Pedro II, quando em 1875, visitando a escola parisiense de Medicina Veterinária de Alfort, decidiu criar condições para o aparecimento de instituição semelhante no Brasil, o que só veio a se realizar nos anos de 1910.
Hoje, existem 132 escolas de Medicina Veterinária no Brasil, e a cada ano, são oferecidas mais de 11 mil vagas. Tal qual na Medicina Humana, a Veterinária oferece especializações, e graças aos avanços na área, a expectativa de vida dos animais aumentou, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (2007), e a maior prova disso é a crescente procura aos médicos especializados.
È aconselhável a clínica veterinária adotar uma conduta diferenciada quanto a visita e acompanhamento do proprietário ao animal internado e até na recepção de ambos. “Esses momentos são muito importantes para o animal e para o seu dono, pois é quando ambos costumam estar mais fragilizados, e requerem atenção e cuidados”, explica Dr Eduardo Fava Schmidt- diretor clínico do Hospital Veterinário Rebouças.
Proporcionar saúde e bem-estar físico aos animais, através de carinho e dedicação, do uso da tecnologia, e do aprimoramento efetivo dos profissionais, são constantes no trabalho dos veterinários.