Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

O gás metano liberado por vacas e porcos pode ser 23 vezes mais potente que o do dióxido de carbono

Editoria: Vininha F. Carvalho 02/02/2010

O mundo deveria se tornar vegetariano para combater com sucesso a mudança climática, já que o efeito estufa do gás metano liberado por vacas e porcos é 23 vezes mais potente que o do dióxido de carbono, segundo uma das maiores autoridades britânicas no assunto.

Segundo números da ONU, a produção de carne é responsável por pelo menos 18% das emissões globais de CO2 no planeta. Para esta liberação, contribuem tanto a destruição de florestas para a pecuária extensiva como a produção de ração para animais. Ressalta,ainda, que caso a tendência atual se mantenha, o consumo mundial de carne poderá dobrar até 2050.

Stern, autor de um relatório sobre a economia da mudança climática encomendado pelo Governo do Reino Unido, propos que a cúpula sobre mudança climática de Copenhague (Dinamarca), realizada em dezembro, sobretaxasse o preço da carne e de outros alimentos que, durante seu processo de produção, são responsáveis pela liberação de uma quantidade significativa de gases estufa.

Vegetariano, assumido, este pesquisador, acredita que no futuro o hábito das pessoas em relação ao consumo de certos gêneros alimentícios mudará até que comer carne se tornará algo inaceitável.