Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

São Carlos faz censo de cães e gatos

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/07/2010

Equipes de Agentes de Endemias da Prefeitura de São Carlos (a 230 km de São Paulo) estão percorrendo os bairros da cidade para fazer o Censo de Animais 2010. O mesmo levantamento foi realizado em 2008 e apontou 40.380 animais, entre cães e gatos, vivendo em residências.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 40% das localidades já foram percorridas e o levantamento deve terminar até novembro deste ano. Um questionário é apresentado aos donos dos animais, especificamente de cães e gatos, devido à relação direta que eles têm com as pessoas. O objetivo é levantar informações sobre espécies, números de animais existentes em cada casa, se são castrados, entre outras perguntas.

Guilherme Marrara, chefe da Divisão de Zoonoses, explica que o censo ajuda na implantação de políticas públicas de saúde.

“Sabendo os bairros com maior número de animais, podemos trabalhar a profilaxia de doenças e ter uma maior organização para a Campanha de Raiva. Além de sabermos os bairros que necessitam mais urgentemente de campanhas de castração a baixo custo”, declara.

Desde 2001, a Prefeitura não utiliza mais a carrocinha, veículo que é sinônimo de violência e extermínio de animais. A administração municipal investe na educação e conscientização da população por meios de programas que incentivem a posse responsável de cães e gatos; controle populacional baseado na esterilização cirúrgica e definitiva desses animais; além do recolhimento seletivo, bem como a responsabilização dos proprietários.

O primeiro passo para que esses programas fossem implantados foi a aprovação da Lei Municipal nº 13.224, que autorizou o poder público a firmar convênios com entidades de proteção animal e com clínicas veterinárias. A partir daí começaram a ser desenvolvidos os programas Castração a Baixo Custo e Castração Gratuita.




Fonte: Edmir Nogueira