Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Estudo divulga que os cães conseguem distinguir quem gosta deles

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/10/2011

Um estudo realizado pela Universidade da Flórida levanta a hipótese de os cães poderem, simplesmente através da observação, saber se um humano gosta deles ou não, e quais as suas intenções.

O estudo foi orientado por uma investigadora da instituição, Monique Udell, que observou o que acontecia quando pessoas desconhecidas para os cães se aproximavam deles com alimento na mão.

Os participantes no estudo eram previamente entrevistados para se saber se gostavam ou não de cães, e para analisar a sua capacidade de lidar com estes animais.

O resultado de um conjunto de observações mostrou que, sempre que
entrava no espaço onde se encontravam os cães alguém que gostava
deles, estes aproximavam-se e interagiam com essa pessoa, solicitando o alimento, mas quando eram confrontados com alguém que não gostava de cães, os animais olhavam e não interagiam que essa pessoa, mostrando-se indiferentes ao alimento que transportavam.

No âmbito deste estudo, foram também observados lobos, nos mesmos
moldes, e os resultados foram muito semelhantes, embora estes animais tenham demorado mais tempo a tomar uma decisão.

Estes resultados podem indicar, segundo os envolvidos, que os canídeos são capazes de ler com muita precisão a linguagem corporal dos humanos e perceber quase de imediato as suas intenções, quase como se conseguissem ler os seus pensamentos.