Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Má higienização das orelhas pode causar otites nos pets

Editoria: Vininha F. Carvalho 05/08/2011

Além de preveni-las através de uma higienização adequada, é preciso observar o comportamento dos pets como forma de combater o problema o mais cedo possível, pois quando mal cuidadas, as otites podem provocar dores agudas e até perda de audição

As orelhas dos animais são tão sensíveis quanto as dos humanos e os cuidados durante o processo de higienização é um dos fatores importantes para manter a saúde e bem-estar dos pets, especialmente evitando inflamações.

A otite é um problema que tem diversas causas, podendo estar relacionado à limpeza das orelhas dos animais em casa e também em pet shops.

A médica veterinária do laboratório Vetnil, Amanda Sonnewend, afirma que essa inflamação causa dores nos cães e gatos e, quando não é bem tratada, pode evoluir para a perda da audição dos animais.

“Cães com orelhas caídas (pendular) ou com excesso de pelos estão mais propensos a terem a inflamação, o que pode causar muito desconforto”, explica Amanda.

“A higienização é sempre importante, mas deve ser feita da forma correta, sendo que deve-se evitar que o jato de água atinja o canal auditivo. A orelha também precisa ser muito bem seca após o banho. Isto porque a umidade propicia o desenvolvimento da otite e facilita a proliferação de microorganismos, como as bactérias, os fungos e os parasitas”.

A observação do comportamento dos pets pode ser um pré-diagnóstico. A dica de Amanda é que os donos reparem os sinais dos seus pets para que os animais de estimação recebam os tratamentos adequados o quanto antes.

“Quando há um início de otite, cães e gatos chacoalham muito a cabeça ou coçam exageradamente as orelhas. Alguns apresentam secreções, vermelhidão e desenvolvem um odor mais forte do que o normal”, completa. Ela diz que em casos muito graves, o animal pode apresentar desorientação e desequilíbrio, caracterizados por sinais neurológicos.

Quando a doença se instala, para que o tratamento seja eficiente, é necessário que seja feita a higienização correta. Nessa etapa, Amanda Sonnewend indica o Tergenvet, medicamento ideal para a limpeza dos ouvidos, pois tem como propriedade principal a capacidade de remover as secreções.

Após a higienização, a profissional lembra a necessidade de aplicar um medicamento que alivie as dores no local e combata a causa da otite.

Neste momento, a indicação é o Aurivet, suspensão oleosa otológica, antibiótica, antimicótica, anti-inflamatória e analgésica, que alivia os problemas e as dores causadas pela inflamação.

“Vale lembrar que o diagnóstico preciso sobre a inflamação deve ser dado apenas por um profissional veterinário”, reitera a profissional.

“O importante é estar atento aos sinais dos pets e cuidar dos animais sempre que observar mudança de comportamento. Isso gerará bem-estar, saúde e longevidade ao bichinho de estimação. Apesar de serem mais comuns em cães, pela quantidade de banhos e formatos das orelhas, a otite também atinge os gatos.


Solução para limpeza de ferimentos e fluidificação de secreções mucopurulentas - Tergenvet: tem como propriedade principal, a capacidade de reduzir a tensão superficial ou interfacial de um meio em relação ao outro, facilitando sua miscigenação.

Por esta razão, fluidifica as secreções espessas removendo para o meio líquido, as aderências ou tecidos necrosados, favorecendo sua eliminação. Devido a sua capacidade tensoativa, favorece a penetração de outros compostos nos tecidos.

Indicação: Fluidificar e diminuir a viscosidade das secreções mucosas e exsudatos comuns nos casos de dermatites, abscessos e flegmões.


Suspensão oleosa otológica, antibiótica, antimicótica, anti-inflamatória e analgésica - Aurivet: é uma solução que associa Gentamicina, Betametasona, Clortrimazol e Benzocaína, apresentando uma combinação perfeita para o tratamento das otites nos pequenos animais.

Indicação: A associação de princípios ativos da fórmula de Aurivet promove ação efetiva contra vários agentes que causam otites em cães e gatos. O Clotrimazol é um antifúngico de amplo espectro do grupo dos Imidazóis, indicado para tratamento das otites complicadas principalmente por Malassezia sp e Cândida sp.

A Gentamicina é um aminoglicosídio que atua de um modo geral sobre bactérias gram + e gram -, agindo sobre os micro-organismos presentes nas otites como: Staphylococcus intermedius, Pseudomonas sp., Proteus sp., E. coli e Klebsiella sp.

O Valerato de Betametasona é um potente glicocorticóide que combate os sintomas clássicos da inflamação (calor, rubor, dor), suprimindo o prurido e a irritação nos condutos auditivos. A Benzocaína promove uma anestesia local, aliviando a dor no ouvido gerada pela inflamação

Fonte: Amanda Sonnewend - médica veterinária