Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

O 1º Torneio Residencial da Fazenda São Silvano de Atrelagem ficará na memória de todos

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/07/2012

Os preparativos finais estão acontecendo no Residencial Fazenda São Silvano para receber o seu 1º Torneio de Atrelagem no próximo dia 28 de julho às 9 horas da manhã com a prova de Mini-Maratona e às 13h 30m da prova de Maneabilidade.

O Residencial Fazenda São Silvano fica localizado no interior de São Paulo, na cidade de Morungaba, a apenas 90 minutos da Av. Paulista. Um local especial para sediar competição de atrelagem que é o esporte de preferência dos nobres europeus e está no Brasil há dois anos.

Moldurado com uma beleza diferenciada da região de rara beleza, com detalhes de bom gosto que fazem toda a diferença na infra-estrutura do Residencial e da Fazenda São Silvano, com entradas totalmente distintas, pistas para a prática do esporte eqüestre, piquetes, vila hípica com salas de convivências decoradas com bom gosto, formando espaços aconchegantes, área de lazer ampla, pousadas que poderão ser apreciada por toda a família nos finais de semana, restaurante com comida de fazenda, pista de bike com reconhecimento internacional, um local cuidadosamente escolhido para os lotes do residencial, com espelho d’água, quadra poliesportiva e uma beleza ímpar da natureza que moldura tudo isso e muito mais.

O 1º Torneio Residencial da Fazenda São Silvano também será válido como a 3ª etapa do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo e a 2ª etapa da Mini-Maratona.

A Atrelagem tem feito cada vez mais adeptos no país, a iniciação de cavalos novos na modalidade deve acontecer após os três anos de idade e o treino adequado dura em média entre seis meses a um ano.

A doma dos eqüinos é um processo delicado e muito interessante. Para se obter um resultado satisfatório em pouco tempo, é necessário que o treinador esteja preparado para conviver em tempo integral com o potro. O cavalo assim poderá ser utilizado para o lazer, trabalho e para a prática da modalidade esportiva. O cavalo precisa transmitir sensação de confiança e segurança para o seu condutor.

Antes das etapas principais da doma, é recomendado que a partir do nascimento, os potros devem ser cabresteados e escovados freqüentemente, tirando as cócegas do corpo, manias e, ao mesmo tempo, para que se acostume com o contato humano.

A partir dos 18 meses já podem ser iniciados os trabalhos na guia leve, duas vezes por semana durante 15 minutos, somente com a cabeçada e sem bridão. Os primeiros passos se assemelham ao da doma racional para sela.

Os eqüinos são sensíveis e aceitam tanto as carícias e afagos como o castigo ou correções. Sempre que o potro responder positivamente a um estímulo, deve ser acariciado (sob a forma de pequenas batidas coma palma da mão na tábua do pescoço), estimulando-o e incentivando-o a responder sempre assim, quando solicitado.

Fonte: SKS / Silvia Milani