Editoria: Vininha F. Carvalho 23/07/2013
Anualmente, milhares de visitantes de todo o mundo estão testemunhando um espetáculo natural incrível: a chegada das tartarugas marinhas para depositar seus ovos nas praias onde nasceram.
Embora a temporada oficial das chegadas a Puerto Vallarta é de agosto a dezembro, muitas começam a chegar em junho. Este milagre da natureza tornou Puerto Vallarta uma das costas mais importantes para as tartarugas marinhas no mundo.
Durante alguns anos, a tartaruga marinha está na lista de espécies ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
A Associação Hoteleira de Puerto Vallarta, o governo municipal e as autoridades federais começaram as atividades para promover a proteção das tartarugas.
No mundo, existem oito diferentes espécies de tartarugas marinhas. Destes, sete vivem na costa mexicana, e quatro especificamente na costa do Pacífico.
A Tartaruga Oliva é a mais vista nas praias de Jalisco nesta temporada, e o objetivo de sua visita é a desova. Muitos turistas vêm para ver este espetáculo.
Inspetores da subdireção de Ecologia fazem passeios noturnos para coletar ninhos e levá-los para um lugar onde eles vão receber cuidados adequados. Esta instituição também tem um viveiro perto do Malecón, onde esses ninhos são depositados.
No entanto, é desconhecida a vida de tartarugas marinhas em mar aberto. Sabemos que são animais solitários que passam mais de 90% de suas vidas no oceano. Eles podem viver até 100 anos e migrar longas distâncias de onde se alimentam até onde fazem seus ninhos.
Somente fêmeas voltam a pisar em terra firme novamente, e é para desovar, em média, cerca de 100 ovos. Ver a chegada de uma mamãe tartaruga ou participar da libertação de tartarugas bebês é um grande privilégio para qualquer ser humano.
Depois de ter atingido a água, a tartaruga jovem vai gastar pelo menos oito anos, antes de retornar à praia onde nasceu.
- Puerto Vallarta:
Localizado na costa do Pacífico, Puerto Vallarta é o encontro de dois mundos: a tradição e a inovação num lugar pitoresco, cheio de cores, sabores, aromas, lendas, sonhos e muito mais.
Foi eleita a cidade mais amigável do mundo pela Condé Nast (2003), nomeado o melhor lugar para se aposentar pela AARP (Associação Americana de Aposentados, 2010) e o melhor destino de férias para o México pela USNews.com (2010), ficando à frente de Cancún e Los Cabos.