Editoria: Vininha F. Carvalho 03/06/2015
tentabilidade faz parte da agenda do século XXI, é o maior desafio que a humanidade já enfrentou. Atualmente, são sete bilhões de habitantes no planeta, onde a carência de requisitos básicos para uma vida digna é evidente.
O importante, é a compreensão de que o comportamento das pessoas, a economia e os negócios precisam passar por grandes transformações nas próximas décadas. Para crescer e alcançar sucesso, os empreendedores precisam estar atentos à demanda deste novo mundo.
O problema é que não existe um imaginário disponível para substituir o que foi criado pela sociedade de consumo por anos a fio. Não contamos ainda com uma rede cultural que dê apoio à transição para um modelo de vida sustentável. Se de um dia para o outro acabarmos com o consumo, tal como o concebemos hoje, poderá despertar um desequilíbrio social.
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana
Muitas empresas buscam descobrir o foco da sustentabilidade, criando departamentos, desenvolvendo projetos, incorporando inovações tecnológicas, e muitas outras ações sustentáveis estão sendo implantadas.
A preocupação com o futuro do planeta é recente. No início dos anos 70, um grupo formado por cientistas, intelectuais e empresários, denominado Clube de Roma, discutiu a incompatibilidade entre o modelo de desenvolvimento vigente e o meio ambiente. Perceberam que, se o consumo dos recursos naturais continuasse a crescer naquela proporção o planeta não suportaria tal impacto.
Os modernos sistemas de gestão e de administração estabelecem claramente em seus preceitos que as ações de responsabilidade e de sustentabilidade socioambiental são, hoje, não apenas um diferencial a ser buscado e conquistado pelas corporações, mas, sim, atividades imprescindíveis a serem adotadas, incorporadas e desenvolvidas costumeira e sistematicamente por todas as áreas de atuação das empresas.
Unir forças com os fornecedores para encontrar soluções mais ecológicas e socialmente responsáveis, permite às organizações, destacarem-se face à concorrência, além de criar valor.
Na outra ponta, práticas ambientais corretas, gestão de recursos naturais explorados no processo de produção, respeito, transparência e lealdade com a concorrência fazem parte do espectro de critérios sociais e ecológicos na agenda diretiva da empresa, relativa ao seu desenvolvimento econômico e sustentável.
A sociedade está cada vez mais consciente e atenta ao conceito de desenvolvimento sustentável. Aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações e sem esgotar os recursos para o futuro.
As empresas que desenvolvem uma gestão realmente comprometida com esta visão tem vantagens competitivas que podem, muitas vezes, aumentar sua rentabilidade.
Os consumidores aprovam esta iniciativa, na medida em que tais práticas se revertam em vantagens sustentáveis a todos, sejam de natureza humana preservativa e ambiental, sejam com melhoras sensíveis à vida cotidiana e do próprio planeta.
Que tal se, no ato da compra, obtivéssemos informações sobre a origem do produto, seu processo de fabricação, uso de matérias-primas e condições de trabalho dos profissionais envolvidos na produção, entre outras? E mais, termos a preocupação sobre o que faremos com os aparelhos antigos, que abrirão espaço nas nossas salas para a chegada dos novos?
Devemos sim consumir. Mas devemos também cobrar mais informações e transparência dos fabricantes sobre suas práticas sustentáveis, seja durante a produção ou na oferta de soluções para o correto descarte de tais produtos.
Assim, teremos um cenário em que produtores ecoeficientes e consumidores conscientes desempenham papéis decisivos na busca pelo desenvolvimento sustentável. Sabemos hoje que somos estimulados a consumir o tempo todo.
O conceito de um ser sustentável nada mais é do que a concepção e o comprometimento de cada indivíduo para com suas ações e seus desdobramentos na sociedade e meio ambiente. Abrange vários níveis de concepção, desde a vizinhança local até o planeta por inteiro.
Empresas, governos e a sociedade precisam estar preparados para sobreviver num novo cenário diante dos dramáticos desafios ambientais e sociais.